Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024

desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i1.3514

Palavras-chave:

PNE, Política de inclusão, Educação Inclusiva

Resumo

O presente artigo de natureza qualitativa do tipo exploratório-descritiva utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, com foco na quarta meta vigente no Plano Nacional de Educação- PNE 2014-2024. Objetivou perceber os desafios e as perspectivas traçadas no referido Plano Nacional para a educação inclusiva, a fim de se avançar quanto ao acesso à educação básica e o atendimento especializado para aqueles com alguma deficiência ou transtorno. Diante disso, a problemática se insere em analisar como a política de Educação Inclusiva vem sendo desenvolvida pelas instâncias educacionais. Para subsidiar essa pesquisa, recorreu-se a Saviani (2017), Martins e Leite (2014), Matos e Mendes (2014), a Lei de nº 13.005/2014, a LDBN nº 9394/96, dentre outros. Os resultados apontam que há a necessidade de oferecer aos profissionais da educação uma formação adequada para promoção da educação inclusiva, bem como a ampliação de investimentos que garantam a sustentabilidade e permanência nas manutenções de ensino. 

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Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2017). Mestre em Educação pela UFPB-Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA ? Universidade Regional do Cariri. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará (2007), graduação em Licenciatura nas Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva - FATEV, Piauí (2004). É graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Atualmente é Professora DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, no PARFOR e na Licenciatura em Matemática, Campus Piripiri. 

Lindalva Gomes da Silva, Assobes Ensino Superior LTDA-Uniplan

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Federal de Educação–IFPI, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Professora do Curso de Graduação em Pedagogia na Assobes Ensino Superior LTDA-Uniplan.

Rosuíla dos Santos Silva, Universidade Estadual do Piauí

Especialista em Docência do Ensino Superior pelo IFPI.  Especialista em Libras e Educação Especial pela Faculdade São Judas Tadeu. Graduada em Pedagogia pela UESPI. Graduanda em Letras Português pela UESPI.

 

Maria Daiane da Silva Parentes, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí-IFPI

Graduanda em Licenciatura em Matemática na Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piaui-IFPI campus Piripiri, Técnica em Vestuário pelo IFPI - campus Piripiri. Atualmente participando do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica- PIBIC

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

SILVA, J. F. L. e; SILVA, L. G. da; SILVA, R. dos S.; PARENTES, M. D. da S. Um olhar sobre a educação inclusiva no PNE 2014-2024: desafios e perspectivas. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–14, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3514. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3514. Acesso em: 17 dez. 2024.